Pensamos
que a criança está continuamente em processo de aprendizagem e de
desenvolvimento, sendo o conhecimento a matéria prima deste movimento, que deve
ser apresentado à criança de forma contextualizada.
Através
da interação com o meio, ela estabelece relações intensas de trocas desde o
nascimento, que resultam em transformações de si mesma, das pessoas e do
entorno. Apresenta características importantes para interagir com a realidade e
apresenta traços profundos da condição humana, geralmente considerados menos
importantes: curiosidade, ludicidade, intuição, criatividade, imaginação e
possibilidade de simbolizar. Tem uma forma poética de se relacionar com o
mundo, porque lida com a realidade, brinca e imagina movimentos de construção e
desconstrução do conhecimento.
A
brincadeira, carregada de imaginação e criatividade, é a principal estratégia
infantil de conhecer o mundo. E é com esta ludicidade na interação entre
sujeito e objeto que ocorre a articulação entre a imaginação e a imitação da
realidade (brincar, recriar, e repensar o acontecimento). Cabe a nós, educadores,
valorizar a criança na sua diversidade, explorar todo o seu potencial e
contribuir na perspectiva do seu desenvolvimento integral. Para ser protagonista,
a criança deve ter acesso às produções culturais, sendo produtora e
co-produtora de conhecimento, participando dinamicamente do processo de
aprendizagem e construindo sua autonomia e auto-estima, para atuar na
realidade. Precisa estar em contato com a diversidade étnica e cultural e isso
deve ser trabalhado para formarmos uma criança que valoriza as suas
características específicas e da sociedade que a cerca. Que observe e aceite as
diferenças e a diversidade que constituem o ser humano. Precisamos conceber uma
criança com autonomia, que possa aprender a gerenciar suas ações e julgamentos;
que tenha noção da importância da cooperação e busque fazer escolhas e tomar decisões
em prol do bem comum.
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